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Estudantes de Mecânica da Etec de Mogi das Cruzes Desenvolvem Tecnologias Assistivas

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A Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, em Mogi das Cruzes, São Paulo, desafiou seus alunos do curso técnico de Mecânica a desenvolverem tecnologias assistivas como parte de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo era aplicar o conhecimento adquirido para melhorar a vida de pessoas com limitações de mobilidade.

Os estudantes abraçaram a proposta e criaram sete projetos inovadores, que serão doados a instituições de assistência na região. Cláudio dos Santos, um dos orientadores, destacou que os alunos geralmente escolhem temas variados, mas aceitaram prontamente o desafio de focar em tecnologias assistivas.

Os TCCs foram apresentados no dia 7 de dezembro na Etec. Entre os projetos, destacam-se o “Acessibility Device”, um dispositivo que acopla uma bicicleta a uma cadeira de rodas, e o “Chair with Arms”, uma adaptação para cadeiras de rodas que facilita a subida em calçadas não rebaixadas.

Outro projeto notável é o “Get Up”, que ajuda usuários de cadeiras de rodas a ficarem em pé. Além disso, o “Guincho de Transferência” facilita a movimentação de pacientes com mobilidade reduzida, e o “Hand Tricicle” é um triciclo projetado para pessoas com paraplegia.

Os alunos também desenvolveram a “Lifting Chair”, que auxilia cadeirantes a se levantarem, e uma muleta com sistema de amortecimento, destinada a pessoas com mobilidade limitada. Todos esses projetos foram orientados por Cláudio dos Santos e João Takaoka.

A iniciativa da Etec coincide com a celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela ONU em 3 de dezembro. Na mesma semana, projetos de três Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) foram finalistas no Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência.

O prêmio, realizado na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, reconheceu as dez melhores práticas inclusivas entre mais de cem projetos inscritos. Participaram representantes da gestão pública, instituições não governamentais e meios digitais.

Entre os finalistas, destacaram-se projetos das Fatecs de Itu, Mogi das Cruzes e Tatuí, que abordaram temas como inclusão digital para deficientes auditivos e tecnologias assistivas para deficientes visuais. Esses projetos refletem o compromisso das instituições com a inclusão e a acessibilidade.

A Etec Presidente Vargas e as Fatecs participantes demonstram como a educação técnica e tecnológica pode contribuir significativamente para a inclusão social, desenvolvendo soluções práticas e inovadoras para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência.

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