A Escola Estadual Professor Aristóteles de Andrade, localizada em Mogi das Cruzes, inovou ao oferecer uma disciplina eletiva focada na criação de robôs utilizando materiais recicláveis. A iniciativa visou desenvolver a criatividade e as competências socioemocionais dos alunos, além de explorar habilidades além dos recursos digitais.
Durante as aulas remotas, os estudantes foram incentivados a construir robôs com sucata, contando com o apoio de suas famílias. O projeto resultou em uma variedade de robôs criativos, proporcionando um olhar especial para o momento de isolamento social vivido por todos.
Mais de 50 alunos participaram da atividade, e a escolha dos melhores robôs contou com a participação dos pais, que votaram via WhatsApp. O robô Wall-e Romeu, criado pela estudante Luna Rogério, foi eleito o melhor trabalho. Além da construção dos robôs, os alunos também gravaram vídeos comerciais para divulgar suas criações, incentivando o espírito empreendedor.
Os vídeos comerciais foram reunidos em uma apresentação disponível no YouTube, destacando a criatividade e o empenho dos alunos. Luna Rogério explicou que o Wall-e Romeu foi projetado para ajudar a suprir a carência emocional durante o período de isolamento.
A professora orientadora do projeto, Eunice Guedes, ressaltou que todos os robôs tinham como objetivo minimizar sentimentos negativos como solidão e depressão, que poderiam ter sido exacerbados pelo isolamento. Ela destacou a importância do envolvimento das famílias e o desenvolvimento das habilidades manuais dos alunos.
O projeto não apenas estimulou a criatividade dos estudantes, mas também promoveu um ambiente de colaboração e apoio mútuo entre os alunos e suas famílias. A atividade mostrou que, mesmo em tempos de adversidade, é possível encontrar maneiras inovadoras de aprender e se desenvolver.
A iniciativa da Escola Estadual Professor Aristóteles de Andrade é um exemplo de como a educação pode se adaptar e continuar a oferecer experiências enriquecedoras, mesmo em um contexto de ensino remoto. A criação dos robôs com sucata demonstrou que a tecnologia e a criatividade podem andar de mãos dadas, proporcionando aprendizado significativo e relevante.
Em resumo, o projeto de criação de robôs com sucata em Mogi das Cruzes foi um sucesso, mostrando que a educação pode ser transformadora e adaptável, mesmo em tempos desafiadores. A experiência dos alunos e o envolvimento das famílias foram fundamentais para o êxito da iniciativa, que deixou um legado de criatividade e inovação