Na madrugada de segunda-feira (29), um caminhão desgovernado causou um grande susto aos moradores da Rua dos Vicentinos, na Vila Natal, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. O veículo desceu a rua, bateu em carros estacionados, arrancou uma árvore pela raiz e só parou ao invadir o quintal de uma residência.
A balconista Natacha Campos, moradora da rua, relatou que o barulho foi tão intenso que parecia um avião caindo. “O susto foi grande. A rua inteira saiu porque parecia um avião caindo, foi quebrando tudo, levando tudo embora”, disse Natacha. Segundo ela, o motorista do caminhão afirmou que o veículo “apagou” e começou a descer descontroladamente.
O caminhão, ao descer a ladeira, destruiu tudo em seu caminho, incluindo uma árvore que foi arrancada com raiz e tudo. “O único carro que ficou inteiro foi um vermelhinho, o resto foi devastando tudo e foi lá pra casa da vizinha. A vizinha não teve ferimentos e o caminhão ficou no quintal”, contou Natacha.
Natacha também destacou que caminhões não costumam passar por essa rua devido à inclinação acentuada. O motorista do caminhão mencionou que o GPS o direcionou para subir a rua, mas ele não conseguiu. “O outro morro que ele iria pegar futuramente era pior que esse aqui. O acidente ia ser pior se ele conseguisse subir esse morro inteiro”, explicou.
A moradora reclamou da falta de sinalização adequada na rua e mencionou que os próprios moradores cuidam do jardim local. “Aqui querendo ou não é uma parte esquecida. A prefeitura só lembra daqui quando a gente arruma briga. A gente investe do nosso bolso fora os impostos pra tá arrumando aqui”, desabafou Natacha.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informou que realiza um trabalho contínuo de segurança viária em toda a cidade, incluindo ações de educação para o trânsito, sinalização, fiscalização e engenharia de tráfego. A secretaria afirmou que uma vistoria técnica foi realizada no local e que a sinalização existente é adequada, mas que será estudada a necessidade de reforço na sinalização.
A Secretaria também enfatizou a importância da conscientização de condutores e pedestres sobre a necessidade de respeito à sinalização e à legislação de trânsito, além da manutenção adequada dos veículos.
O incidente não resultou em ferimentos graves, mas deixou um rastro de destruição e um alerta sobre a necessidade de melhorias na sinalização e na conscientização dos motoristas. A comunidade agora aguarda por ações concretas da prefeitura para evitar que acidentes como esse voltem a acontecer.